Você já ouviu falar sobre Smarketing?

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Olá pessoal,

Depois de algum tempo sem escrever aqui devido a alguns projetos que me tomaram um tempo enorme, voltei pra escrever um pouco pra vocês.

Você já ouviu falar sobre Smarketing?
Pra quem não sabe é o departamento de vendas (Sale) com o departamento de Marketing, onde todos nós que somos da área sabemos que o pessoal lá das vendas não gosta muito da gente e vice e versa, mas precisamos trabalhar juntos pra atingir um resultado em comum, a receita.

De acordo com a Hubspot, 87% dos profissionais dessas equipes se descrevem de forma negativa sobre ambos, ou seja, não tem afinidade.
Ambos os times estão focados em um único objetivo como já falei e o foco é aumentar a receita da empresa para o qual trabalham. O marketing faz a prospecção, corre atrás do cliente, dá todo o suporte pra ele, alimenta com informações essenciais até chegar na equipe de vendas que irá aborda-lo e tentar fechar o negócio. Parece simples, mas na prática a coisa funciona diferente.

Quando a empresa tem o Smarketing alinhado o sucesso nas vendas é inevitável. Segundo a Hubspot as empresas que tem o setor de vendas e marketing alinhados conseguem crescer em média 20% ao ano.

Como você pode alinhar as equipes de vendas e marketing?

Primeiro passo: os objetivos dos dois times precisam estar alinhados com um único objetivo
Segundo passo: A comunicação de ambos os times precisam ser transparentes e claros sobre o andamento de cada processo e objetivos.
Terceiro passo: As personas precisam ser as mesmas pra ambos os times chegarem ao êxito.
Personas são estereótipos de clientes que sua empresa irá abordar.

Minha empresa é pequena, posso ter o Smarketing implementado?

Com certeza, se sua empresa tiver 1 pessoa pra vendas e 1 pessoa no marketing, você já pode ter o Smarketing na sua organização. Quando uma empresa trabalha de forma correta com os dois departamentos, os frutos são imensos.

Da noite pro dia não se faz uma mudança dessas, é preciso mudar a cultura da empresa.

E como encaixar o Smarketing da cultura da sua empresa?

São dois polos completamente distintos mas que buscam o mesmo foco: receita. Mas que pra isso aconteça eles caminham em locais diferentes. Vendas olha só pra números e marketing não.

  • Estipular a meta mensal e anual de ambos na receita, vendas faz isso muito bem o marketing já não.
  • Quando falamos em jornada do comprador ambas as equipes precisam estar em sintonia com esse processo e ter apenas um funil de vendas pra eles. Assim irão caminhar juntos.
  • Quando é a melhor hora para um cliente fechar negócio?
    Definir qual é o melhor sales-ready lead é essencial pra sua empresa. Vendas e marketing precisam saber juntos qual é o melhor momento pra que isso ocorra.
  • Personas é algo que toda empresa precisa conhecer. Isso é fundamental para o marketing nutrir e abordar diversas formas seu lead. Já vendas precisa conhecer também para que o contato seja sincronizado com o marketing e assim o follow up seja correto com o lead.

Relatórios são importantes sempre, são eles que nos faz enxergar o que deu ou não certo. Muitas vezes o time de vendas reclama dos leads que recebe, dizendo que falta muitas informações, que falta histórico e outras coisas mais. O Close-Loop Reporting vai devolver ao marketing números e relatórios sobre os leads que chegaram no setor de vendas.

Isso feito mês a mês vai dizer no futuro quais feedback são melhores e piores em relação aos leads. Com isso o aumento do ROI será maior e melhor.

Transparência e relacionamento

Isso é importante nas duas equipes, uma precisa ser transparente com a outra. Uma comunicação alinhada entre vendas e marketing vai garantir resultados melhores.

Reunião semanal para tratar de personas, andamento de tarefas e outros pontos que possam atrapalhar o funcionamento do  projeto.

Reunião mensal são tratados os tópicos maiores que serão tratados de forma rápida nas reuniões semanais.

Você viu que o Smarketing nada mais é que o alinhamento entre duas equipes (vendas e marketing). Se os dois times estiverem com o mesmo pensamento, ninguém segura.

Espero que você tenha gostado do artigo Você já ouviu falar sobre Smarketing?
Se você tiver alguma dúvida ou quiser implementar na sua empresa, só entrar em contato com a gente.

Boas vendas!

Leonardo Zani é um empreendedor digital formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Santos com passagens por empresas como Chocolates Garoto, Hypermarcas, TIM, Nutrilatina e hoje Consultor de Marketing Digital em Curitiba e atualmente CEO da Nutrição Perfeita.